Regras

Regras

Uma escola é definida pela instituição de ensino superior e pela cidade de onde vêm os alunos participantes. Assim, uma instituição pode ter várias escolas, como a USP, que inclui a USP-São Paulo e a USP-São Carlos, por exemplo. Se a instituição decidir inscrever alunos de diferentes cidades em um único time, ela será considerada como uma única escola para a alocação de vagas na Final Nacional. No caso de cursos a distância, a escola pode ser definida pela instituição e o polo de origem dos estudantes, ou, se o time incluir alunos de vários polos, pela instituição e o adjetivo "virtual", indicando que são alunos de EAD.

Os times de uma escola devem ser inscritos em uma mesma sede, determinada para sua região pelo Comitê Diretor da Maratona de Programação. A inscrição de mais de dois times de uma escola depende da capacidade da sede e será atendida por ordem de chegada.

Coaches/Técnicos

O técnico é o representante do time perante a organização e deve ser um docente da escola. Alternativamente, um docente pode indicar um técnico não docente, preenchendo e enviando este formulário ao Comitê Diretor da Maratona. Uma mesma pessoa pode ser técnico de vários times, e uma escola pode ter diversos técnicos. O técnico é responsável pela inscrição dos times. A presença do coach na competição não é obrigatória, mas ele pode designar um dos competidores como representante da equipe.

Elegibilidade dos Competidores e Reservas

Cada time é formado por um técnico e três alunos competidores, com a opção de um reserva. Todos devem ser alunos regulares de graduação ou pós-graduação. Um time com menos de três competidores não pode avançar para fases posteriores.

Para serem elegíveis, os competidores (e o reserva) devem cumprir as regras do ICPC para as regionais:

  • Período de Elegibilidade: O competidor deve ter iniciado seus estudos há no máximo 5 anos OU ter no máximo 23 anos em 2024 (ter nascido em 2001 ou depois, OU iniciado os estudos em 2020 ou depois).
  • Limite de Participações: O competidor pode participar de no máximo 2 finais mundiais e 5 regionais.

Exemplo: Se você iniciou o primeiro curso superior em 2021, pode participar, mesmo nascido em 1997. Se nasceu em 2003, também pode, mesmo tendo começado a graduação em 2019.

Exceção: A participação na regional de 2020 não conta para o máximo de 5 regionais, e a Final Mundial de Moscou não conta para as 2 finais mundiais.

Em casos excepcionais (como afastamento por saúde, serviço militar, ou primeira graduação em área não relacionada), uma extensão do período de elegibilidade pode ser solicitada ao comitê de elegibilidade do ICPC. Se aceito, envie a mensagem de confirmação ao Comitê Diretor da Maratona.

Competição e Premiação

A Maratona SBC de Programação tem duas fases presenciais, cada uma com provas de 5 horas. Vence a equipe que resolver mais problemas, e, em caso de empate, com o menor tempo corrigido. O tempo corrigido é a soma dos tempos de envio correto dos problemas, mais 20 minutos de penalidade por cada envio incorreto. Se o empate continuar, vence o time com a última submissão correta mais cedo, e assim por diante. Persistindo o empate, o Comitê Diretor fará um sorteio.

A primeira fase é em português e a final brasileira em inglês. Os problemas podem ser resolvidos em C, C++, Python, Java, ou Kotlin. Os times têm um computador e materiais escritos, mas não podem usar material digital ou acessar a internet, nem portar eletrônicos.

Na Final Nacional, os medalhistas de ouro (1º ao 4º), prata (5º ao 8º), e bronze (9º ao 12º) são reconhecidos, assim como os campeões das 5 regiões do país. O campeão geral recebe o troféu "Maratona de Programação". Os melhores times avançam para as Finais Latino-Americanas.

Fases da Maratona e Promoção

A Primeira Fase ocorre simultaneamente em várias sedes no país, com correção centralizada, começando às 14:00 de Brasília. Uma sede garante vaga pela [regra 2] se tiver ao menos 10 times de 5 escolas. Se não, as sedes são combinadas em supersedes:

  • Estadual: sedes do mesmo estado que não atingiram o limiar;
  • Regional: sedes estaduais que não atingiram o limiar;
  • Nacional: sedes regionais que não atingiram o limiar.

A Final Brasileira tem pelo menos 65 vagas, classificadas por estas regras:

  • [Regra 0]: Um time se qualifica se resolver ao menos 3 problemas na 1ª Fase. O campeão de uma sede qualifica-se com 2 problemas resolvidos.
  • [Regra 1]: 15 vagas são para os times com melhor desempenho em todas as sedes, no máximo dois por escola.
  • [Regra 2]: Cerca de 40 vagas vão para sedes com pelo menos 10 times e 5 escolas, com a fórmula:
    Vagas = ⌈VagasRegra2 × NumeroDeEscolasNaSede / TotalDeEscolas⌉.
    Cada escola classifica um time, a menos que já tenha classificados pela regra 1.
  • [Regra 3]: Cerca de 4 vagas são atribuídas pelo Comitê Diretor para incentivar sedes ainda não contempladas, ou outros critérios.
  • [Regra 4]: 6 vagas para equipes com participação feminina: 3 para times com 3 mulheres melhor colocados; 2 para times com pelo menos 2 mulheres; 1 para o melhor time com participação feminina. Essas vagas não contam para o limite por instituição.

Vagas não usadas por uma regra são redistribuídas entre as demais pelo Comitê Diretor. Os melhores times da Final Brasileira avançam para as Finais Latino-Americanas.

Substituições

O reserva cadastrado no sistema do ICPC pode substituir um competidor na primeira fase, desde que informado ao Diretor da sede e ao Comitê Diretor com 24 horas de antecedência. O time assume a nova composição.

Um time classificado para a final brasileira pode pedir a troca de um membro pelo reserva com justificativa, analisada pelo Comitê Diretor com uma semana de antecedência.

Times que não puderem participar da final devem informar e justificar sua ausência ao comitê com duas semanas de antecedência. Vagas de desistentes podem ser preenchidas por times da mesma sede, na ordem definida pela primeira fase.

Recursos

Apenas o técnico pode recorrer à organização se julgar que seu time foi prejudicado. O recurso deve ser enviado ao Diretor da Maratona dentro de dois dias úteis após a competição. O Comitê Diretor decidirá em três dias úteis e encaminhará o recurso e a decisão ao diretor da super região latino-americana do ICPC. Os resultados serão finais após todos os recursos julgados. Decisões dos juízes são finais e não cabem recursos sobre julgamento de problemas.

Um recurso deve se basear em:

  • Violação de regra,
  • Má conduta de um time,
  • Má conduta da administração com intenção de prejudicar o time.