Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales
ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. O SINAES é composto, ainda, pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade,formam um ‘tripé’ avaliativo que permite conhecer em profundidade o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

Em 2015, o SINAES está completando onze anos. Ao longo desse período, o sistema passou por muitas transformações, ao tempo em que se consolidou como uma das mais importantes políticas de educação superior do país, dada sua contribuição para o aprimoramento da qualidade da oferta desse nível de ensino e, ainda, para a construção de outras políticas, como as de financiamento e expansão.

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, conforme determina a Lei do SINAES (nº. 10.861/2004). De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame estudantes de todos os cursos de graduação, durante o primeiro (ingressantes) e último (concluintes) ano do curso. É importante destacar que no histórico escolar do estudante fica registrada a situação de regularidade em relação a essa obrigação. Ou seja, ficará atestada sua efetiva participação ou, quando for o caso, a dispensa oficial pelo Ministério da Educação (MEC), na forma estabelecida em regulamento.

O Enade também está completando onze anos, tendo passado por diversas modificações. Dentre as inovações mais recentes, estão o tempo mínimo de permanência no local de prova, de 1 (uma) hora, implementado em 2013, além da exigência de preenchimento do Questionário do Estudante e da publicação do Manual do Estudante,adotadas em 2014.

O Questionário do Estudante é parte integrante do Enade e, conforme a Portaria nº 40/2007, republicada em 29 de dezembro de 2010, deve ser respondido por todos os concluintes inscritos no Exame. Ele é disponibilizado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a partir de 30 (trinta) dias antes da prova e,caso o estudante não o preencha, fica em situação de irregularidade perante o Enade.

O Manual do Estudante, por sua vez, tem como objetivo ampliar o conhecimento do concluinte sobre o Enade, auxiliando-o no reconhecimento do seu papel e responsabilidade diante de todas as etapas de inscrição e realização da prova.
O Manual do Enade 2015, porém, continuará a ser o principal instrumento de divulgação dos procedimentos relativos ao Exame, em apoio a instituições, coordenadores de curso e procuradores educacionais institucionais1 (PI). Ele contém o cronograma e todas as orientações técnicas indispensáveis à operacionalização do Enade em 2015, estando disponível para download no Portal do Inep (http://portal.inep.gov.br).

O Enade será realizado no dia 22 de novembro de 2015, com início às 13 (treze)horas, horário oficial de Brasília e terá duração de 4 (quatro) horas. As regras e procedimentos para a participação e realização do exame estão dispostos na Portaria Normativa nº 032, de 6 de março de 2015 (Anexo III do Manual).

Maiores informações, acesse: http://portal.inep.gov.br.


Faça Download do Manual ENADE 2015:.


Faça Download da Portaria Normativa sobre as regras do ENADE 2015..


Diretoria Acadêmica
SIGA
Serviços Online
Horários das Aulas
Calendário de Aulas
Legislação
ENADE
Estruturas Curriculares




Faculdade de Tecnologia de Sorocaba

Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2015 - Alto da Boa Vista - Sorocaba/SP - (15) 3238-5266

@todos os direitos reservados