Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales
Programa Mata Nativa

O Campus da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba possui uma área de 174 mil metros quadrados e cerca de 12 mil metros quadrados de área construída, entre salas de aula, laboratórios, oficinas, biblioteca, administração, cantina, vestiários, manutenção e portaria.

A extensa área verde, formada por vegetação nativa preservada, árvores ornamentais, quaresmeiras, ipês, àrvores frutíferas (mangas, amoras, goiaba, ameixa, pitanga entre outras frutas), atrai para o campus animais e pássaros que torna o campus um ambiente bastante agradável e interativo.

Dentre as espécies preservadas encontra-se, logo na entrada, um jatobá, árvore originalmente encontrada na Amazônia e Mata Atlântica brasileiras, na denominada floresta latifoliada semidecidual. Com altura de aproximadamente 30 metros, e um tronco que ultrapassa 1 metro de diâmetro, o jatobá encontrava-se até 2009, gravemente atacado por cupins. No início de 2010, com o apoio do comando do policiamento ambiental de Sorocaba, foi iniciado um processo de cura e a árvore já encontra-se fora de perigo de morte. O trabalho também consistiu na proteção das mudas originadas de seus frutos que individualizadas em recipientes, serão plantadas em locais planejados ao longo do Campus.

O planejamento dessa arborização se fez necessário, pois cerca de 3.000 alunos frequentam o Campus e árvores do gênero eucalyptus que ultrapassavam 30 metros de altura, não pertencentes à mata nativa, e por se encontrarem senis, caiam,e derrubavam galhos, provocando acidentes como ocorrido em setembro de 2009.



São frequentes as derrubadas de galhos, no entanto a incidência maior durante chuvas, ventos e raios levaram a Faculdade a elaborar um PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DA MATA NATIVA que, alicerçado em projetos elaborados por engenheiros, florestal e agrônomo, com recomendações do comando do policiamento ambiental de Sorocaba e aprovação junto à Cetesb ? Agencia Ambiental de Sorocaba, visando a remoção de eucaliptos e outras espécies, que se encontrarem em áreas de risco de acidentes.




Esse Programa implantado de forma gradativa contou com o apoio de toda a comunidade Fatecana para o replantio, na proporção de 10 (dez) mudas para cada árvore removida. Vale ressaltar que as espécies plantadas obedecem além da característica nativa, um planejamento que visa sustentabilidade.

Assim, a Faculdade poderá continuar atendendo a demanda de ensino tecnológico de Sorocaba e região em um ambiente ecologicamente correto, e inserida no contexto do futuro.

A Diretoria da Faculdade implantou em julho de 2010, diversas ações, entre as quais, a criação de Comissão interna para acompanhamento do PROGRAMA, que contou também com palestras proferidas por membros do Comando de Policiamento Ambiental de Sorocaba, caminhadas com os alunos, organizada pelo Diretório Acadêmico entre outras atividades.

Substituição dos eucaliptos em risco por mata nativa ► Exibir

Semana de 08 a 12 de novembro de 2010 ► Exibir

Diretoria Administrativa
Recadastramento de Servidores
Atestado de Rendimentos de Servidores
Cadastramento de Fornecedores
Cadastramento de Veículos
Programa Mata Nativa
Email @fatec.sp.gov.br
Email @fatecsorocaba.edu.br




Faculdade de Tecnologia de Sorocaba

Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2015 - Alto da Boa Vista - Sorocaba/SP - (15) 3238-5266

@todos os direitos reservados