No cenário atual a qualidade passou a fazer parte do cotidiano das organizações, independentemente do ramo de atividade e abrangência de atuação pública ou privada. A principal diferença entre a abordagem do século XX e a atual é que agora ele está relacionada aos anseios e necessidades dos clientes. Não importa fazer o melhor produto e ter os melhores processos se não atender às necessidades do consumidor.
Em um ambiente altamente competitivo, metas e resultados são exigidos cada vez mais, bem como a excelência no atendimento aos clientes, comprometimento com o produto a ser fabricado, crescimento e desenvolvimento econômico e cuidado com o meio ambiente,.
A Qualidade se insere nesse cenário através de um conceito em constante transformação e atrelado à busca de ganhos de competitividade e níveis de serviços com excelência e custos reduzidos, em função do desafio global e da necessidade de agir de modo rápido, frente às alterações no ambiente das organizações, economia e concorrência. Em um ambiente competitivo, tem-se a Indústria 4.0, um conceito que engloba automação e tecnologia da informação, além das principais inovações tecnológicas desses campos. A Qualidade também segue esse caminho com foco em uma gestão de excelência. A Gestão da Qualidade na Indústria 4.0 busca impedir erros de produção que prejudicam o processo como um todo, além de facilitar a tomada de decisões e possibilitar a redução de custos, aumento na qualidade e produtividade,
Com a chegada da Qualidade 4.0, alguns desafios surgem no setor de Qualidade, dentre eles, há o relacionado com a satisfação dos clientes, que se encontram cada vez mais exigentes. Além disso, podemos citar mudanças relacionadas a um maior monitoramento do processo produtivo e maior compartilhamento de dados entre os diferentes setores da empresa.
Sendo assim, a Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sorocaba, por sua tradição e por estar entre as melhores do Brasil na avaliação do ensino superior, conforme o Ministério da Educação (MEC), com a implantação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade, no 2º semestre de 2020, mostra-se atualizada e inteirada com o cenário competitivo atual e preocupada com a qualificação e capacitação de profissionais para o mercado, além da construção de um país melhor, mais justo e com mais oportunidades.