NEPTind 4.0 - Núcleo de Estudos e Pesquisa Tecnológica em Indústria 4.0
O NEPTind tem como principal objetivo o estudo de assuntos relacionados à Indústria 4.0
A criação de um NEPT – Núcleo de Estudos e Pesquisa Tecnológica em Indústria 4.0 teve origem durante a Mesa Redonda “Indústria 4.0 ou a Quarta Revolução Industrial”, na 23ª Semana da Tecnologia em 2016, onde foram desenvolvidos vários temas sobre o assunto e que serão os tópicos de pesquisa do Núcleo.
Mais Informações
► Exibir
HISTÓRICO:
A Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0) é um conceito recente que tem mudado fundamentalmente a sociedade e economia mundiais nos últimos anos. Sua origem está ligada ao Grupo de Trabalho na Indústria 4.0, do Governo Federal Alemão em 2012, no qual foi apresentada uma série de recomendações para o setor industrial.
Segundo Kagermann (2014) as revoluções industriais podem ser definidas no tempo como quatro ao todo, a saber:
1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL – Importante marco, a Revolução Industrial, iniciada na Europa no Século 18, a partir da invenção da Máquina a Vapor, proporcionou o aumento da produtividade na Indústria Têxtil.
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL – Introdução da Linha de Montagem na Indústria Automobilística por Henry Ford, a partir de 1913. Início da Produção em Massa.
3ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL – Coincide com a chegada do Computador no ambiente fabril, a partir de 1970.
4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OU A INDÚSTRIA 4.0 - Tem origem na Alemanha, em 2011. O termo 4.0 sugere uma quarta geração do desenvolvimento industrial e diz respeito às inovações nos processos de Produção Industrial, envolvendo principalmente a digitalização e a conexão entre máquinas. Envolve tópicos de Manufatura Avançada, Internet das Coisas, Integração de Sistemas Produtivos, entre outros conceitos.
Linhas de Pesquisa
► Exibir
- Manufatura aditiva para a fabricação de protótipos, ferramentas, dispositivos e produtos na indústria 4.0;
- Estudos de manufatura avançada;
- Estudos de integração de sistemas de manufatura e controle de processos;
- Ferramentas de TI (tecnologia de informática) como apoio à indústria 4.0;
- Manufatura digital;
- Utilização estratégica de informação na indústria 4.0;
- Impressões tridimensionais para a fabricação de produtos;
- Internet das coisas;
- O meio ambiente e a indústria 4.0;
- Estudo de outras tecnologias que estão transformando a produção mundial, tais como: realidade aumentada, big data analytics e outras;
A Equipe
► Exibir
Contato
► Exibir
Prof. Nelson Rampim - nelsonrampim @terra.com.br
Eventos
► Exibir
VIII Workshop: O AUTOMÓVEL E A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA 4.0
Mediadores: Professores José Luiz Antunes de Almeida e Nelson Rampim Filho
Em 5/6/2019, o NEPTInd 4.0- Núcleo de Estudos e Pesquisa em Indústria 4.0, coordenado pelo Prof. Eng. Nelson Rampim Filho- Fatec Sorocaba, e o Curso Eletrônica Automotiva, coordenado pelo Prof. Dr. José Luiz Antunes de Almeida- Fatec Sorocaba, realizaram o evento “ O AUTOMÓVEL E A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA 4.0”, no auditório principal de Parque Tecnológico de Sorocaba. No saguão do auditório, aconteceu uma exposição com a participação das empresas LWT e TOYOTA, bem como foram apresentados projetos dos alunos de Eletrônica Automotiva, com seus autores e o Prof. Thiago Ragozo Contim, orientador dos projetos. As palestras tiveram como Mediadores os professores José Luiz Antunes e Nelson Rampim Filho, da Fatec Sorocaba, que conduziram o evento. A abertura ficou a cargo dos Srs. Roberto Freitas, Presidente do Parque Tecnológico e Luiz Rosa, Diretor da Fatec Sorocaba. O evento reuniu mais de 800 pessoas entre alunos e professores da Fatec Sorocaba, Etecs de Sorocaba e Porto Feliz, bem como representantes de empresas, como a SKA, e da Uniso. Pela ordem, foram apresentadas as palestras: O IMPACTO DA DIGITILIZAÇÃO NO SETOR DE AUTOPEÇAS, Eng. Maurício H. Muramoto, Presidente da VDI Brasil- Alemanha; O CAMINHÃO DO FUTURO: CONDUÇÃO AUTÔNOMA NA MERCEDEZ - BENZ, Eng. Jonathan Peter Marxen, Mercedes-Benz; COLABORAÇÃO HOMEM – MÁQUINA: COMO ESTA RELAÇÃO FORTALECE NOSSAS INDÚSTRIAS, Eng. Marcelo M. Silva, Gerente Geral da Staubli Brasil; CHEGOU A HORA DA MOBILIDADE ELÉTRICA E DA ENERGIA LIMPA NO BRASIL, Sr. Adriano Caputo, Gerente de Vendas da BYD; A MANUFATURA ADITIVA PODERÁ INFLUENCIAR A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NO BRASIL, Sr. Vitor Hugo Jacob, Diretor da LWT Sistemas; SOLUÇÕES EM MEDIÇÃO DIMENSIONAL PARA A INDÚSTRIA 4.0, Eng. Osmar Miranda, da Mitutoyo, Responsável pelo desenvolvimento de aplicações e soluções metrológicas na indústria; e INDÚSTRIA 4.0: DESAFIOS E OPORTUNIDADES, Eng. Régis Ataíde, Comissão Técnica da AEA- Associação dos Engenheiros Automotivos.
Extra
► Exibir