Núcleo de Pesquisas em Educação Continuada e Iniciação Tecnológica – NEDUC
O Núcleo tem por finalidade o desenvolvimento de habilidades e competências com a participação dos alunos em práticas e experiências reais, trazidas para o ambiente acadêmico através de parcerias estabelecidas com a iniciativa privada com intuito de ampliar as expectativas do futuro profissional em relação ao mundo corporativo, demarcando características exigidas atualmente num mercado tão competitivo e repleto de desafios, o qual requer uma postura adequada aos moldes de boas práticas com intenção de fidelizar os clientes, prestando excelente atendimento e ótimos serviços na resolução do trabalho.
Resumo
► Exibir
Institucionalmente temos muita proximidade com parceiros sejam industrias, hospitais ou clínicas onde temos profissionais por nós formados e que se dispõem a oferecer a oportunidade de apresentar aos nossos alunos técnicas, procedimentos e equipamentos através de demonstrações como minicursos, palestras e treinamentos introduzindo de forma prática atividades do dia a dia desse profissional, que consegue com essa iniciativa, trazer para este ambiente uma visão técnica com experiências reais, além de motivá-los.
Justificativa
► Exibir
A criação do núcleo parte da necessidade de um estreitamento entre a instituição e o mercado, que insere no meio acadêmico tecnologias atuais e informações que contribuem na atualização e aumentam o conhecimento dos nossos alunos, que conseguem de forma interativa e construtiva complementar sua formação, estruturando a carreira de forma atender as necessidades mercadológicas, desenvolvendo habilidades e competências inerentes à área de atuação deste profissional. Existe uma carência na disponibilidade de vagas de estágio na área do curso e núcleo promove a ponte entre a empresa e a expectativa do aluno em atingir seus objetivos.
Objetivos
► Exibir
- Viabilizar atividades internas modulares com uma abordagem aplicada às áreas de interesse tecnológico do curso, através do compartilhamento de experiências do cotidiano profissional.
- Promover uma aproximação estratégica entre a instituição e as empresas com interesse em envolver alunos em seus projetos, estudos e pesquisas na área do curso.
- Orientar os cursos e práticas laboratoriais para alunos e comunidade;
- Promover worhshops, minicursos, palestras e outros eventos com a participação de professores, alunos e profissionais da área
- Validar as horas do aluno participante de atividades modulares desenvolvidas internas como forma de induzi-lo a desenvolver trabalhos de Iniciação Tecnológica
- Estruturar e conduzir os Trabalhos de Conclusão de Curso, com o propósito de direcionar o estudante à elaboração do TCC.
- Estabelecer parcerias com empresas privadas para realização de atividades acadêmicas realizadas pelos alunos e supervisionados por professores do curso como motivação à resolução de problemas tecnológicos de desenvolvimento, aplicação e inovação tecnológica, assim como incentivo à pesquisa acadêmica e tecnológica.
Metodologia
► Exibir
a) Reuniões com profissionais que atuam na área de interesse, e possuam informações sobre as tecnologias propostas.
b) Definição de um calendário fixo semestral de atividades aplicadas
c) Desenvolvimento de estudos de casos, para posterior publicação em eventos e/ou servirem de material para pesquisa.
Resultados esperados
► Exibir
- Com essa iniciativa podemos induzir o estudante a refletir para a necessidade do preparo para sua atuação profissional
- Ampliar e tornar aprazível a busca pelo conhecimento
- Despertar interesse por novos desafios e a competitividade
- Aprimorar seu desempenho acadêmico e formação técnica com foco na perspectiva do mercado
- Induzir a criação de seu próprio network e melhorar seu relacionamento interpessoal
- Desenvolver o aprendizado para trabalho em equipe
- Diminuir a taxa de evasão aproximando-o da realidade
- Conduzir a realização do trabalho de graduação (TCC) com mais empenho, comprometimento e eficiência, melhorando o número de concluintes em fase
Cronograma de Trabalho
► Exibir
O cronograma está fundamentado em reuniões para discussões sobre as atividades de interesse dos alunos, que poderão ser agendadas perante a necessidade da tomada de decisões para atualização dos cronogramas, dos projetos, discussão dos resultados e acompanhamento das atividades/treinamentos junto aos alunos.