O Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais – NEPA é o resultado de um projeto de pesquisa tutelado pelo departamento de Ensino Geral, que em 1992 iniciava os primeiros passos na direção do atendimento à sociedade civil, através da prestação de serviços á comunidade e a oferta de cursos extra-curriculares. Na época então, o Prof. Décio Cardoso da Silva – Diretor da Unidade, solicitou ao Prof. José Carlos Ferreira, o desenvolvimento de algum tipo de projeto que exteriorizasse a Fatec-So junto à comunidade Sorocabana, de modo a divulgar a Fatec-So e por extensão do CEETEPS, como instituição de ensino e tecnologia. Nessa época, o Prof. José Carlos Ferreira já vinha desenvolvendo ensaios e testes de laboratórios com instrumentos de medidas de variáveis ambientais, calibrando-os e testando-os. Paralelamente, os ensaios práticos dos laboratórios de Sistemas Mecânicos começavam a sofrer sensíveis atualizações, com aumento da carga horária e do número de experimentos práticos.
Mais Informações ► Exibir
O município de Sorocaba, desde a criação e expansão do seu parque industrial teve um crescimento em todos os sentidos, tanto no comércio como no setor de serviços. Junto com esse crescimento naturalmente começariam a aparecer as necessidades de medidas que auxiliassem na solução de problemas técnicos, notadamente com relação ao meio ambiente. A demanda no consumo de água e energia, a produção de lixo doméstico, industrial e de serviços de varrição, o aumento de efluentes domésticos e industriais lançados e a emissão de particulados e gases na atmosfera, passaram a contribuir potencialmente para o acúmulo de potenciais impactos ambiental. Até então, o setor produtivo, pouco se dava conta das implicações com o crescimento descontrolado e sem responsabilidade ambiental. Daí, a estranheza com que alguns docentes viram a instalação da primeira Estação Meteorológica no campus da Fatec-So.
Em 1995, o Prof. José Carlos Ferreira submete ao Departamento de Ensino Geral um projeto de pesquisa para a criação de um Banco de Dados Meteorológicos de aplicação tecnológica, juntamente com as Estimativas da Evapotranspiração Potencial Regional com base nos dados de evaporação de água livre dos tanques classe A da Estação Climatológica da Fatec-So. A série histórica de 25 anos de dados meteorológicos de Sorocaba foi completada com os dados registrados nos laboratórios de Sistemas Mecânicos para sanar a interrupção de 1990 a 1992 e homogeneizada. A partir daí o Banco de Dados foi se ampliando e atualizando. A pesquisa sobre a evapotranspiração potencial para Sorocaba foi desenvolvida com 4 anos de dados diários de evaporação, coletados três vezes ao dia e em 2001 foi apresentado em congresso em São Paulo. Em 1996 o então GEP: Climatologia e Meio Ambiente, como era chamado, conseguiu importar um SIG – Sistema de Informação Geográfica, o IDRISI. 2.0, que permitiu significativos avanços na geração de mapas versáteis de aplicação tecnológica na área de clima e meio ambiente. Posteriormente, outros softwares, notadamente o S-Plus, o Mathlab e o Statistica vieram aumentar o suporte técnico ao Grupo de Estudos.
Em 1996 o GEP representou a Fatec-So e o CEETEPS no IV Congresso e Feira Para Usuários Latinos Americanos de Geoprocessamento de 25 a 29 de maio de 1998 em Curitiba/PR, onde o Prof. José Carlos Ferreira apresentou o trabalho: “ Uso de Sistema de Informação Geográfica Aplicado a 19 municípios da Região de Sorocaba” . Ainda em 1996, o mesmo professor, participou, representando a Fatec-So e o CEETEPS em Presidente Prudente, no 2º Simpósio Brasileiro de Climatologia e Geografia – FCT/UNESP e em dezembro do mesmo ano apresentou dissertação de mestrado: Índice de risco a veranicos para quatro culturas de sequeiro no Estado de São Paulo, obtendo o título de mestre em Ciências Ambientais – modalidade: meteorologia, no Instituto Geofísico da USP.
Ainda em 1996, o GEP: Climatologia e Meio Ambiente foi representado em Sorocaba/SP, junto ao Grupo Aruanda de Proteção ao Meio Ambiente no II Encontro de ONGs para a Proteção do Meio Ambiente e “Índice de Risco Agrícola por Veranicos no Estado de São Paulo”.-Trabalho aceito para apresentação em painel no XXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola em Campina Grande-PB de 21 a 25 de julho de 1997.
No mesmo ano, e, 20 de novembro o mesmo professor participou do Seminário Recursos Hídricos e Uso do Solo, realizado em São Roque, pela ASMA - Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
Com a aposentadoria do Prof. D. José Carlos Ferreira, em 2010, a coordenação do NEPA foi assumida pela Profa. Dra. Silvia Pierre Irazusta, que já atuava como colaboradora do núcleo desde 2006.
Linhas de Pesquisa ► Exibir
Andamento das Pesquisas ► Exibir
A Equipe ► Exibir
Responsáveis pelo Núcleo
Colaboradores
Alunos de Iniciação Científica
Artigos ► Exibir
Artigos completos publicados em periódicos
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
Resumos publicados em anais de congressos
Contatos ► Exibir
pesquisa-extensao @fatecsorocaba.edu.br
Faculdade de Tecnologia de Sorocaba
Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2015 - Alto da Boa Vista - Sorocaba/SP - (15) 3238-5266
@todos os direitos reservados