O núcleo formou-se a partir das pesquisas do Prof. Dr. Arthur Vieira Netto Júnior, que se originaram em trabalhos de desenvolvimento de próteses (prótese de uma mão eletromecânica com controle mioelétrico) e mecânicas (prótese da articulação do joelho).
Continuação ► Exibir
Esses trabalhos, voltados para atender pessoas deficientes, originaram uma pesquisa para desenvolvimento de um joystick para permitir a dirigibilidade de um veículo. Essa nova vertente do trabalho do Prof. Arthur acabou por motivá-lo a formalizar seus estudos e concluir o Doutorado, inscrevendo-se na Escola Politécnica da USP.
O desenvolvimento do joystick expandiu-se e incluiu estudos sobre a dinâmica veicular, baseados matematicamente na ferramenta computacional MatLab/Simulink, e concretizou-se no aplicativo Carro Virtual.
O simulador inclui a dinâmica lateral e longitudinal em sua modelagem em função dos parâmetros do veículo, tais como massa, centro de gravidade, características dos pneus e sistema de suspensão entre outras. O doutorado do Prof. Arthur foi concluído em 2012.
Atualmente, dentro das atividades do núcleo, que o Prof. Arthur continua seu trabalho, buscando introduzir novas facilidades de aquisição de dados e controle da dinâmica veicular. Adicionalmente, estão sendo desenvolvidos trabalhos pelo Prof. Thiago Ragozo Contim, como "Sistema de controle para válvulas injetoras e bobina de ignição", "Sistema de condicionamento de sensores automotivos", e "Sistema de Leitura de Sonda Lambda de Banda Larga para Automóveis". Adicionalmente, o Prof. Thiago tem se dedicado ao desenvolvimento de placas de aquisição e processamento de sinais, incorporando um programa "bootloader" em placas dedicadas ao ensino de microcontroladores e redes de comunicação CAN.
Paralelamente o Prof. Maurício Fernando Vieira desenvolveu juntamente com os alunos um veículo protótipo, totalmente funcional que se destina às aulas do Curso de Eletrônica Automotiva e implementação prática de Trabalhos de Conclusão de Curso.
O Prof. Élvio Franco de Camargo Aranha, responsável pela disciplina de Sistemas Climatizadores Veiculares conduziu pesquisa associada a trabalhos de graduação, sobre o reaproveitamento energético através de células de Peltier para utilização em sistemas alternativos de energia e climatização veicular.
Linhas de Pesquisa ► Exibir
Andamento das Pesquisas ► Exibir
A Equipe ► Exibir
Responsáveis pelo Núcleo
Publicações ► Exibir
Mais Informações ► Exibir
Vídeo: Simulação de Guindaste Porta Conteiner - transtainer
Vídeo: Simulação de Roteiro de Pista
Vídeo: Simulação de Caminhão em Pista
Rastreador Eletrônico com Dinâmica Veicular
Simulador de Direção Hidráulica para Veículos Comerciais
Faculdade de Tecnologia de Sorocaba
Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2015 - Alto da Boa Vista - Sorocaba/SP - (15) 3238-5266
@todos os direitos reservados