Equipe da Fatec-Sorocaba se classifica para a fase nacional da Maratona de Programação da SBC e é campeã da Maratona INTERFATECS
criado em: 20/09/2019 - 12:50
Clique na imagem para aumentar
Equipe RENEGADES, que é composta pelos alunos Guilherme Sernajoto, Rafael Henrique e Gabriel Felicidade do sexto semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec-Sorocaba, se classifica para a Fase Nacional da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e é campeã da Maratona INTERFATECS de programação.
Maratona SBC
A classificação para a etapa nacional da SBC aconteceu após a equipe ficar na primeira colocação entre os participantes de Sorocaba na primeira etapa da competição, realizada no último sábado (14).
O evento é anual e propõe problemas para as equipes solucionarem. Num todo, este ano, 700 equipes de escolas de computação do Brasil competiram em mais de 40 sedes por todo o país. As equipes com melhor desempenho habilitaram-se a disputar a segunda fase, que neste ano ocorrerá na cidade de Campina Grande, na Paraíba, nos dias 7 a 9 de novembro.
Para o participante da equipe, Rafael, há uma ansiedade grande para a próxima etapa, já que envolverá equipes de toda a América Latina. “Estamos bem apreensivos, porque é uma maratona que envolve o país todo, a América Latina e, possivelmente, o mundo todo. A primeira fase foi na ESAMC, que tinha uma estrutura muito legal, muito bacana e a gente estava muito nervoso, porque tinha equipes que nunca participaram aqui, mas participaram esse ano, que são os times da PUC e UNICAMP. Então ficamos mais pressionados. Mas nós pensamos: ‘vamos ver se conseguimos’, porque nós estudamos, fomos até o Rio Grande do Sul para estudar, para tentar conseguir melhores resultados e deu certo”, afirma.
Sorocaba é uma das sedes da competição, e, neste ano, as disputas aconteceram nas dependências da Faculdade ESAMC. 12 escolas participaram da competição em Sorocaba, foram elas: Fatec-Sorocaba, Fatec-Itu, Fatec-Itapetininga, ESAMC, FACENS, Unip, UFSCar-Sorocaba, IFSP-Salto, Unicamp, PUC-Campinas, Universidade São Francisco e Faculdade Jaguariúna, formando no total 34 equipes de 3 alunos cada. Sorocaba foi a maior sede em quantidade de escolas e a segunda maior do Brasil em quantidade de equipes participantes.
A campeã da fase local de Sorocaba foi a equipe “CAMPINAS GRANDE” da Unicamp. A equipe “RENEGADES” foi a primeira colocada entre os participantes de Sorocaba. A equipe “ENIGMA” da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) ficou com a segunda colocação entre as equipes sorocabanas. Portanto, estas três equipes garantiram lugar na Fase Final da competição.
Rafael diz ainda que a preparação para a segunda etapa deve ser bem maior, para que um bom resultado aconteça e uma vaga no mundial da Rússia seja garantida. “A gente vai ter que estudar bastante, porque vamos competir com equipes fora do comum, com pessoas que já têm uma tradição em maratona muito forte, então, nós estamos estudando bastante e vendo coisas muito além do que a gente imaginava que precisaria ver para conseguirmos um resultado legal e conquistarmos um lugar para a Rússia”, encerra.
A etapa nacional acontecerá em Campina Grande na Paraíba e será realizada nos dias 9 a 11 de novembro. Essa fase dará às 10 primeiras equipes uma vaga garantida para o Mundial de Programação, que será realizado na Rússia.
Expectativas para SBC
A equipe RENEGADES já se prepara para a etapa nacional da Maratona SBC de programação. Para o também integrante da equipe, Guilherme, o otimismo é o sentimento predominante para essa nova fase. “Temos um otimismo grande, estamos buscando novos conteúdos, e esperamos ir bem melhor que fomos na primeira fase”, alega.
Além disso, diz também que a preparação e os estudos estão intensos. “Todo tempo livre, nós estamos discutindo. Na Fatec, mesmo tendo aula, estamos resolvendo problemas. Chegamos antes e quando o professor chega, nós estamos na lousa escrevendo, solucionando, e estamos na fase de resolver os problemas que não conseguimos resolver nas provas, estamos aprendendo coisas novas e, no trabalho, quando eu tenho um tempo livre tento resolver um problema, mando mensagens para a equipe, discutindo soluções, e aqui na faculdade só estamos resolvendo problemas”, encerra.
INTERFATECS
Outro grande feito da equipe RENEGADES foi ser campeã da Maratona INTERFATECS de programação, que aconteceu em agosto. Com a vitória da equipe, a FATEC-Sorocaba chegou ao seu quarto título em oito edições da maratona.
A disputa foi realizada em duas etapas, sendo que os melhores colocados de cada FATEC garantiriam vaga para a próxima fase da competição. Gabriel, integrante do time, diz que as expectativas para a classificação na primeira fase eram grandes, mas não esperavam vencer. “Na primeira fase a gente sabia que tinha chance para se classificar, mas não tínhamos muita expectativa para ganhar, porque estávamos com um tempo bem curto, mas assim que veio o resultado deu uma bela de uma animada para nós e começamos a nos dedicar mais. Passamos a resolver alguns problemas todos os dias”, relata.
Entretanto, diz que tiveram dificuldades no aquecimento, mas, que com o decorrer da competição ganharam confiança e se destacaram. “Lá em Ourinhos, no aquecimento, a gente não conseguiu resolver nada e ficamos nervosos, a sala que a gente estava tinha o antigo campeão, tinha muita pressão no ambiente. Mas no inicio da competição, começamos a nos sobressair sobre os antigos campeões e pegamos mais confiança e fomos somente administrando e mantendo a calma”, afirma.
Onze problemas foram levantados na primeira fase e a RENEGADES conseguiu resolver 10 deles, já na segunda etapa foram nove problemas abordados e a equipe conseguiu solucionar oito deles.
Comunicação - Fatec Sorocaba
Faculdade de Tecnologia de Sorocaba
Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2015 - Alto da Boa Vista - Sorocaba/SP - (15) 3238-5266
@todos os direitos reservados